top of page

Institucional - Escreve Cartas

São Paulo, 7 de dezembro de 2017

​

O Governo do Estado de São Paulo criou em 1º de novembro de 2001 o programa Escreve Cartas, inspirado em uma personagem do aclamado filme Central do Brasil, do cineasta Walter Salles. Baseados em Dora, escrevedora de cartas interpretada por Fernanda Montenegro, voluntários prontamente dispostos a ajudar, leem e escrevem cartas, auxiliam na elaboração de currículos, preenchem formulários e narram histórias para crianças e pessoas com dificuldades para ler ou escrever.

 

Os postos Poupatempo de Santo Amaro e Itaquera foram escolhidos para receber o programa Escreve Cartas em 2001 devido à maior concentração, em seu entorno, de imigrantes e pessoas de baixa renda. Em 2008, o serviço começou a funcionar no Poupatempo São Bernardo do Campo.

 

Já no seu primeiro ano, o programa Escreve Cartas foi contemplado com o Prêmio Hélio Beltrão, no 7º Concurso de Inovações na Gestão Pública Federal. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Top Social 2003. Em 2009, a iniciativa conquistou uma menção honrosa no Prêmio Mário Covas.

 

Desde sua implantação até o fechamento de julho de 2017, cerca de 380 mil atendimentos foram realizados pelo programa, sendo 207,6 mil no posto de Santo Amaro, 144 mil no de Itaquera, 23 mil em São Bernardo do Campo, 2,5 mil em Guarulhos e 2,1 mil em Osasco. Atualmente, 204 voluntários trabalham no programa.

 

As cartas são escritas por voluntários gratuitamente e o Programa Poupatempo doa o selo. A postagem é feita pelo próprio cidadão.

 

Entre 2009 e 2016, os estados brasileiros mais procurados para o envio de correspondências foram, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia e Alagoas.

 

Para ser voluntário do Escreve Cartas é necessário, além de boa caligrafia, disposição, paciência, saber guardar sigilo e manter uma postura neutra durante a redação da carta.

 

 

Institucional Escreve Cartas, 2018

Poupatempo São Paulo

bottom of page